Fomos presenteados pela Mãe Natureza com um gigantesco laboratório natural a céu aberto! Muitas especiarias e ervas naturais, doadas a nós pela Mãe Natureza, podem ajudar a manter a boa saúde do corpo, da pele e até mesmo do cérebro!
De acordo com os pesquisadores, existem algumas ervas e especiarias que, se forem usadas com frequência, podem fazer maravilhas para o cérebro e a memória.
Mas, quais são essas ervas? Esta lista irá surpreendê-lo!
CHÁ VERDE:
Os altos níveis de antioxidantes desta erva, ajudam a melhorar o poder do cérebro. O chá verde é conhecido por proteger o organismo e evitar o envelhecimento dos nervos do cérebro. Duas a três xícaras por dia vão ajudar a afastar a demência e ativar o seu cérebro!
CÚRCUMA:
A curcumina é um dos produtos químicos encontrados na cúrcuma que também auxilia na prevenção da doença de Alzheimer. Além disso, ajuda a melhorar a memória e tem qualidades antidepressivas. Cúrcuma também ajuda no tratamento dos danos causados pelo álcool no cérebro.
ORÉGANO:
Conhecido por destruir os radicais livres presentes no corpo. Altos níveis de antioxidantes são encontrados nesta erva. Os extratos de orégano são produtos incríveis, que não só melhoram a saúde mental, mas também ajudam a aliviar o stress e aumentar a concentração. Pode ser usado também como aromaterapia.
PIMENTA PRETA:
A piperina é um dos produtos químicos presentes no tempero que famosamente conhecemos como pimenta preta. Este produto ajuda a fortalecer a estimulação de beta-endorfinas, que são conhecidos por fazer maravilhas em nossas habilidades cognitivas. Também ajuda o corpo e a mente a relaxar. A pimenta preta também é utilizada para o tratamento de distúrbios do humor
GINSENG:
Ginseng tem propriedades que podem ajudar a curar a deficiência mental. Extrato de ginseng, quando tomado na dose correta, ajuda na melhora da memória, bem como na ativação da atividade dos neurotransmissores, melhorando assim o poder do cérebro.
CANELA:
Alzheimer é uma desordem mental e a forma mais comum de demência. Não há nenhuma cura conhecida para esta doença. Assim, quando se trata da doença de Alzheimer, a prevenção é a única maneira. Canela contém um composto que ajuda a manter esse distúrbio devastador bem longe. Os compostos também ajudam a manter o cérebro saudável e uma excelente memória.
SÁLVIA:
Alguns dos ingredientes ativos presentes na sálvia, ajudam a melhorar a transmissão de sinais no cérebro. Também ajudam a prevenir a degeneração dos nervos e a melhorar o poder de memória.
NOZ-MOSCADA:
Miristicina é um composto que está presente nesta especiaria e que aumenta o poder do cérebro. Nos tempos antigos, os romanos e gregos, usavam a noz-moscada como um tipo de tônico cerebral. Além de efetivamente estimular o cérebro, a noz-moscada ajuda a eliminar a fadiga e o stress. É um bom remédio também para ansiedade e depressão. Também ajuda a melhorar a concentração.
Nota: A noz-moscada deve ser usada em pequenas quantidades. O indicado é meia colher de chá ao dia, usada em pratos salgados ou doces; bebidas, como chá, Milk shake, capuccino, etc.
Como Comprar: É possível encontrá-la de duas formas diferentes: a versão em pó é a mais comum, mas o aroma e o sabor se perdem rapidamente, ou a noz inteira para ser ralada em um ralador, que é a melhor opção já que seu sabor e aroma são muito mais intensos e a noz pode durar 1 ano.
MANJERICÃO:
Folhas de manjericão são um celeiro de benefícios medicinais. Esta erva tem um significado religioso de acordo com muitas culturas e também é carregada de benefícios para o cérebro, se usada da maneira correta. O extrato metanólico presente nesta erva, pode reduzir todos os tipos de danos cerebrais.
O óleo de manjericão também pode ser usado em aromaterapia e ajudar a melhorar os níveis de concentração.
TOMILHO:
Estudos têm revelado que os óleos voláteis desta erva aumentam os níveis de ácidos graxos ômega-3, especialmente ácido do cosahexaenóico (DHA), no cérebro.
Ácidos graxos ômega-3 são benéficos para o cérebro porque eles protegem contra o declínio cognitivo relacionados com a idade ou demência. Também melhoram a aprendizagem e a memória.
Além disso, o DHA garante o bom funcionamento e desenvolvimento das células cerebrais.
O tomilho também contém flavonóides que aumentam a sua capacidade antioxidante.
Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo e não têm a intenção de substituir o médico.
Namastê!